"Esta figura, que não é necessariamente um familiar, tem como objetivo acompanhar o doente na sua estadia no hospital, desde a admissão até à alta."

Acesso Rápido

Patient Advocate, o que é?

A figura do Patient Advocate tem vindo a consolidar-se nos últimos anos, através de uma procura cada vez mais elevada em países como os Estados Unidos, o Canadá e a Austrália.

A crescente complexidade do sistema de saúde dificulta a prestação segura de cuidados, diminuindo a confiança dos utentes no mesmo.

Os profissionais de saúde assistem dezenas de doentes diariamente, não conseguindo focar-se exclusivamente nas necessidades de um só.

Em contra-partida, um Patient Advocate dedica-se somente a um doente que precise do seu apoio.

“Esta figura, que não é necessariamente um familiar, tem como objetivo acompanhar o doente na sua estadia no hospital, desde a admissão até à alta médica; servir de intermediário entre os profissionais e o doente; esclarecê-lo para que as escolhas sejam informadas, ajudá-lo a expressar os seus pontos de vista e preocupações, e ao mesmo tempo protegê-lo dos erros clínicos e/ou administrativos.
O objetivo final é reforçar os direitos do doente, e o modelo de cuidados centrado no doente”

Texas Health Hospital, 2007

Quando é que deve ter o apoio
de um Patient Advocate?

Por vezes não é fácil falar com os profissionais de saúde.

Ou porque a linguagem utilizada é demasiado técnica ou porque sente que o profissional não o está a compreender.

Estas situações são normalmente ultrapassáveis utilizando algumas técnicas de comunicação como as que sugerimos nas nossas checklists.

No entanto, há circunstâncias particularmente difíceis, em que está tão perturbado que ter alguém que o acompanhe e apoie pode ser fundamental para obter o melhor serviço e garantir que os seus direitos são respeitados.

A maior parte das pessoas não pensa em pedir apoio quando utiliza os serviços de saúde. Sentem que podem falar, atuar em seu nome e defender os seus interesses sozinhos.

No entanto há alturas em que um apoio extra é importante:

Quando está demasiado doente para fazer perguntas, prestar atenção ou defender os seus direitos

Quando está a ter dificuldades em obter a informação de que necessita

Quando se sente confuso com a quantidade de informação

Quando sente que ninguém o ouve ou satisfaz aos seus pedidos

Quando está numa situação de conflito com alguém da instituição ou com a própria instituição

Quando está demasiado perturbado com a situação para poder falar calmamente sobre o que o incomoda

Quem pode ser um Patient Advocate?

O seu Patient Advocate deve ser alguém:

• Que o respeita e em quem confia
• Que o deixa decidir
• Que o ajuda a perceber quais são as suas opções
• Que o estimula a falar por si próprio
• Que o defende se lhe pedir
• Que respeita as suas decisões

Como escolher um Patient Advocate?

Tenha em conta estas questões e pergunte a si próprio:

1.

Quem é que eu conheço que é um bom ouvinte? Quem é que está disposto a ouvir-me e está interessado em saber quais são as minhas necessidades? E no que é que eu gostaria que ele me apoiasse? Eu não quero alguém que assuma o controlo da situação e que decida fazer aquilo que ele acha que é melhor para mim.

2.

Quem é que eu conheço que estaria disposto a estar a par dos meus problemas de saúde de forma a poder apoiar-me eficientemente nas minhas necessidades de saúde?

3.

Quem é que eu conheço que eu sei que não se importará de fazer perguntas e ajudar-me no caso de eu não as conseguir fazer sozinho? E quem é que está disposto a continuar a fazer perguntas até sabermos exatamente todas as alternativas que tenho?

4.

Quem é que eu conheço que eu sei que tem facilidade em trabalhar em equipa e em interagir com outras pessoas de forma a obter toda a informação necessária?

5.

Quem é que eu conheço que eu sei que pode pressionar os profissionais de saúde responsáveis, se necessário, sem que essa pressão me isole ou ponha em causa o apoio que me prestam?

6.

Quem é que eu conheço suficientemente forte para não desistir e ultrapassar as barreiras necessárias para obter o resultado de que eu preciso?

7.

Quem é que eu conheço que fala a mesma língua e tem as mesmas crenças que eu? Será que esta pessoa me pode ajudar a compreender e a comunicar, se for necessário?

Saiba como se tornar um Patient Advocate. Ou ajude um familiar ou amigo a tornar-se um Patient Advocate. Desta forma podem apoiar-se mutuamente caso seja necessário.