“Quanto mais informado estiveres, maior consciência terás do que estás a experienciar e maior envolvimento poderás ter no processo decisório relativo à tua saúde.”

PREPARA-TE

Sê um doente informado e participativo. Não te esqueças de que és a pessoa que melhor se conhece.

Quanto mais informado estiveres, maior consciência terás do que estás a experienciar e maior envolvimento poderás ter no processo decisório relativo à tua saúde.

O envolvimento ativo do doente e familiares é atualmente reconhecido como um fator fundamental na prestação de cuidados de saúde mais seguros.

Utiliza as orientações das nossas checklists e prepara-te para seres um membro ativo da equipa de saúde.

Acompanha a tua saúde através da Nova Área do Cidadão do Portal do SNS onde tens acesso a toda a tua informação de saúde num único local.

Faz um Testamento Vital e garante que a tua vontade será respeitada no que concerne aos cuidados de saúde que pretendes ou não pretendes receber.

Porque é que é tão importante
notificar os incidentes
de segurança do doente?

Foi-te dado o medicamento errado ou a dose errada? Ou o erro foi detetado antes de te ser dada a medicação?

Ainda que não tenhas sofrido qualquer dano é muito importante notificares os incidentes pois estes resultam de uma ou mais falhas no sistema que necessitam de ser avaliadas e corrigidas.

Se os procedimentos que têm falhas não forem alterados irão continuar a dar origem a novos incidentes e o próximo doente pode não ter tanta sorte!

Como é que
podes notificar?

Através da plataforma NOTIFICA (Direção-Geral da Saúde) destinada à gestão de incidentes relacionados com a prestação de cuidados de saúde.

Faz a diferença. Ajuda a salvar vidas!

“Ainda que não tenhas sofrido qualquer dano é muito importante notificares os incidentes.”

O principal objetivo de um sistema de notificação é aprender com a experiência e possibilitar a implementação de medidas corretivas que impeçam a repetição de incidentes.

A notificação é voluntária,
anónima e não punitiva.

A tua notificação será analisada por um Gabinete de Segurança do Doente (estes gabinetes são responsáveis por minimizar os riscos e promover a segurança do doente nos hospitais) que irá analisar o incidente e identificar as medidas a implementar para impedir que o incidente notificado venha a vitimar outros doentes.

Em que situação deves utilizar
o Livro de Reclamações?

Se estiveres perante uma situação que ponha seriamente em causa a qualidade e segurança dos teus cuidados, deves contactar imediatamente o Gabinete do Cidadão do hospital ou partilhar a tua experiência com a Entidade Reguladora da Saúde.

Podes fazê-lo preenchendo o formulário no Livro de Reclamações no endereço electrónico da ERS.

Deves fornecer os dados pedidos relativos à tua identificação e à da unidade implicada, e explicar claramente a tua situação e a natureza do teu problema. Também podes fazê-lo através de uma carta simples de que deves guardar uma cópia; lembra-te de que só as reclamações ou cartas com identificação terão resposta.

É muito importante descreveres a tua experiência durante a estadia no hospital e se possível apresentares ideias e sugestões de medidas de melhoria.

Atua pela tua vida!

Gabinetes do Cidadão: Os Gabinetes do Cidadão existentes nos hospitais ajudam-te a formalizar uma queixa ou reclamação. As sugestões ou reclamações apresentadas a estes gabinetes têm um tratamento que obriga à participação ao Conselho de Administração do hospital e à Entidade Reguladora da Saúde, assim como a informar os doentes sobre os resultados e medidas de melhoria preventivas que resultaram da sua sugestão ou reclamação.
Entidade Reguladora da Saúde: A Entidade Reguladora da Saúde representa um nível de autoridade acima dos Conselhos de Administração e trabalha em estreita ligação com estes órgãos na avaliação da melhoria da qualidade e segurança dos hospitais. É responsável por gerir as reclamações relativas a todas as instituições do país.

Porque é que é tão importante
notificar reações adversas
a um medicamento?

Se suspeitas que podes estar fazer uma reação adversa a um medicamento (RAM) é muito importante que a notifiques porque apesar dos medicamentos serem exaustivamente testados em ensaios clínicos antes de serem autorizados, não é possível saber-se tudo acerca dos efeitos secundários que poderão vir a causar até serem utilizados por muitas pessoas, por um longo período de tempo.

Ao notificares efeitos secundários, estarás a ajudar a fornecer mais informações sobre os medicamentos e a contribuir para torná-los mais seguros.

Consulta o folheto do INFARMED que explica como notificar efeitos secundários:
Folheto do INFARMED
sobre efeitos secundários

Acede aqui ao portal de notificação:
Notificações de reações
adversas – INFARMED

Contribui para a tua segurança!

INFARMED: Autoridade Nacional do Medicamento e dos Produtos de Saúde I.P. é a autoridade competente do Ministério da Saúde, com atribuições nos domínio da avaliação, autorização, disciplina, inspeção e controlo de produção, distribuição, comercialização e utilização de medicamentos de uso humano, incluindo os medicamentos à base de plantas e homeopáticos, e de produtos de saúde (que incluem produtos cosméticos e de higiene corporal, dispositivos médicos e dispositivos médicos para diagnóstico in vitro) em Portugal.

APOIA-NOS

Quando iniciamos um projeto desta dimensão sem meios financeiros de suporte e com o objetivo único de contribuir para o bem estar comum, até o mais pequeno contributo faz a diferença.

Ajuda-nos a ajudar!

Faz o teu contributo através do IBAN PT50007900006571193410126

PARTICIPA

A estrutura de funcionamento d’Atua Saúde está integralmente apoiada no contributo voluntário dos seus associados efetivos.

Por isso, os voluntários são o recurso mais precioso para a Atua Saúde, e constituem um elemento vital para a sua existência.

Se estiveres disposto a disponibilizar algum do teu tempo para nos ajudar, por favor entra em contacto connosco através do nosso e-mail: atua@atuasaude.org ou da nossa página do Facebook

Podes ajudar-nos no nosso trabalho
desempenhando tarefas como:

• clipping da imprensa nacional e internacional
• traduções
• participação ou gestão de redes de sociais
• angariação de fundos para ajudar a nossa causa
• apoio logístico
• contribuindo com o teu próprio conhecimento especializado

TORNA-TE MEMBRO

Na Atua Saúde vivemos a nossa missão com determinação e persistência. Mas para alcançarmos os nossos objetivos precisamos de ti. O teu contributo é determinante para o resultado final. Ajuda-nos a fazer a diferença.

O valor da Quota anual é de 12€

Consulta o regulamento

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO


Associado efetivoAssociado Benemérito SingularAssociado Benemérito ColetivoAmigo da Associação SingularAmigo da Associação Coletivo









FemininoMasculino















SimNão