“Atua Saúde conta com utentes e profissionais de saúde especializados em diversas áreas e empenhados em contribuir para o empoderamento e a capacitação do Doente e da sua família.”

A Associação

Acreditando que é da responsabilidade de todos aqueles que estão ligados à Saúde e à Segurança do Doente e do próprio cidadão tomar as medidas práticas que permitam estabelecer uma cultura de segurança na área da Saúde, surge a necessidade de criar a Atua Saúde.

Atua Saúde é uma associação independente sem fins lucrativos de âmbito nacional que pretende informar, capacitar e envolver os doentes e a sua família nas questões referentes ao tratamento e cuidados de saúde, com o objetivo de contribuir para a sua proteção e segurança.

Consulta os nossos documentos

A Equipa

Constituída em 2015, Atua Saúde conta com utentes e profissionais de saúde especializados em diversas áreas e empenhados em contribuir para o empoderamento e a capacitação do Doente e da sua família.

Somos uma equipa diversificada que acredita que o contributo de cada um dos seus elementos é imprescindível para se atingir os objetivos e desafios propostos e da qual fazem parte:

• Profissionais de saúde sensibilizados para a importância da segurança do Doente, através de formação na área e experiência prática no desenvolvimento de ações concretas de melhoria, e que lidam diariamente com situações que envolvem a aplicação de medidas para a prevenção de riscos.

• Doentes e familiares que passaram por experiências marcantes em que a segurança durante a prestação de cuidados de saúde foi comprometida.

• Outras pessoas que, por motivos profissionais ou pessoais, se envolveram na Segurança do Doente e cujos conhecimentos complementares constituem uma mais-valia para a causa.

O que fazemos

Empoderamos

Os doentes e os seus familiares, dando-lhes meios para fazer ouvir a sua voz e serem membros ativos da equipa de saúde responsável pelo seu tratamento

Capacitamos

Os doentes com instrumentos de apoio que lhes permitem ser utentes informados e comprometidos com a sua própria segurança

Apoiamos

Os doentes vítimas de incidentes resultantes da prestação de cuidados de saúde e os seus familiares na obtenção de ajuda psicológica

Informamos

Os doentes sobre os seus direitos legais

Defendemos

Os interesses do Doente promovendo alterações legislativas que protejam e assegurem o cumprimento dos seus direitos e a sua segurança

Promovemos

A figura do Patient Advocate como um dos pilares de apoio ao Doente e aos seus familiares

Corpos Sociais

ASSEMBLEIA-GERAL

Presidente
Mónica Velosa Ferreira

Secretária
Isabel Diegues António

Direção

Presidente
Armanda Maria dos Santos Almeida

Vice-Presidente
Susana Maria Sardinha Vieira Ramos

Vogal da Direção
Maria de Lurdes Conceição Trindade

CONSELHO FISCAL

Presidente
José Manuel Martins Gonçalves Roberto

Vice-Presidente
Vicência Maria Conceição Trindade

Relator
Horácio António Moutinho da Cruz

CONSELHO CONSULTIVO

Presidente
Eugénio da Silva Pedra Viana

Vice-Presidente
Rui Jorge Seabra dos Santos

Membros
Esmeralda Ferreira Martins Pina
Fernando Fausto Margalho Barroso
Cristina Maria dos Santos de Almeida
Ana Isabel Franco Correia Vinagre Roque
Cristina Vaz de Almeida
João Pedro Alexandre Pinheiro
José Paulo Larcher de Paiva das Neves

Enquadramento Jurídico

Portaria n.º535/2009.DR n.º95, Série I de 2009-05-18,
que regula o processo de reconhecimento do âmbito e da representatividade, o registo e as formas de apoio das associações de defesa dos utentes de saúde.
Descarregar Artigo do Diário da República

TORNA-TE MEMBRO

Na Atua Saúde vivemos a nossa missão com determinação e persistência.
Mas para alcançarmos os nossos objetivos precisamos de ti.