Notícias

‹‹ Voltar às notícias

Mais de 208 mulheres com cancro receberam diagnóstico errados

01/05/2018

Os diagnósticos de cancro do colo do útero foram revistos por dois laboratórios de Dublin e um dos Estados Unidos, e conclui-se 175 mulheres deviam ter sido tratadas de forma diferente.

O serviço nacional de saúde irlandês (HSE) confirmou esta terça-feira 208 casos de mulheres prejudicadas por irregularidades num programa de detecção de cancro do colo do útero, 17 das quais já morreram.

De acordo com o HSE (sigla em inglês), das 208 mulheres, 175 com cancro deveriam ter recebido um tratamento diferente. Quem o diz são os responsáveis pelo programa público CervicalCheck, após terem sido revistos os resultados dos testes efectuados por dois laboratórios de Dublin e um dos Estados Unidos.

O escândalo foi conhecido depois de, na semana passada, o laboratório norte-americano ter aceitado compensar com 2,5 milhões de dólares (2,1 milhões de euros) uma mulher irlandesa, a quem não foi diagnosticado um cancro, agora em estado terminal. Um exame realizado em 2014 confirmou que a mulher sofria de cancro do colo do útero e em Janeiro ficou a saber que tem entre seis meses a um ano de vida. 
O HSE divulgou também que o CevicalCheck não comunicou a 162 mulheres, das 208, que tinha havido uma revisão do programa. O presidente da Equipa de Gestão de Incidentes Graves do HSE reconheceu que “todas as doentes tinham o direito de saber” e que todas elas seriam, ainda durante esta terça-feira, contactadas pelos seus hospitais.